Sábado, 29 de Maio de 2010

1ª Maratona Foros de Vale de Figueira 23/Maio "Por Terras de Seareiros"

A 1ª Maratona de Foros de Vale Figueira (freguesia do concelho de Montemor-o-Novo), realizada a 23 de Maio, foi mais uma em que participámos com o objectivo de sair da rotina das voltas domingueiras do costume, fazendo um treino a um ritmo bem puxado, ao mesmo tempo que fazemos também um pouco de turismo.

Contou apenas com a presença dos três “suspeitos do costume” (JC, PM e RV), já que o resto do pessoal continua a não aderir a estes eventos, preferindo antes pedalar pela enésima vez nos locais habituais (ou mesmo não pedalar).

A organização esteve a cargo do recém-criado grupo de BTT FVF Bike Team, tendo custado a inscrição 16,00€, com almoço incluído. Podia-se optar por três percursos: 70 km (a nossa opção), 40 km e 20 km guiados.

O número máximo de participantes aceites era de 200, o que é sempre um factor que nos agrada, permitindo-nos pedalar sem grandes confusões ou molhadas.

A concentração fez-se no campo de Futebol da terra, junto ao qual estacionámos sem qualquer problema, após uma viagem de pouco mais de uma hora.

Estacionamento ao lado do campo da bola

Aquecendo os motores no campo de Futebol

Preparativos finais 

Zona de partida

O secretariado foi hiper-rápido. Como o RV tinha chegado mais cedo, pedimos-lhe para levantar os nossos frontais. Assim, foi só abrir o vidro do carro e receber os sacos, onde eles estavam juntamente com algumas lembranças.

Enquanto nos posicionávamos para a partida vimos logo que aquela seria uma organização “familiar”, com poucos participantes e com um ambiente descontraído. Esta foi dada com cerca de dez minutos de atraso.

O percurso, apesar de ser mais para o rolante e de não ter muitas subidas, surpreendeu-nos pela positiva. Começou logo com um lindíssimo e longo single, que se percebia ter sido aberto, nalgumas partes, pela organização à força de braços. Após a separação dos 40 e dos 70 quilómetros, entrámos num terreno sempre do nosso agrado, tipo Serra de Grândola, com algum sobe e desce e com passagem em vários vales com travessia das respectivas ribeiras. A parte final, com mais estradão, foi menos interessante, mas no geral ficámos muito agradados com o percurso.

Primeiros trilhos

Ribeiras e singles

O vento soprou com alguma intensidade, o que se por um lado dificultou um pouco o esforço nalgumas secções do percurso, por outro contribuiu para que a temperatura não subisse demasiado.

A marcação, feita com fitas e com cal no chão, pareceu-nos bastante boa, apesar de nos termos enganado uma vez. Os elementos da organização dispostos ao longo do percurso pareceram-nos em número suficiente. O mesmo aconteceu com os abastecimentos (onde não parámos).

Quanto à nossa prestação, fizemos uma prova de trás para a frente, com uma partida relativamente calma. Os primeiros quilómetros não foram no entanto muito fáceis, pois o facto de serem predominantemente em single, obrigavam a grande atenção na condução e criavam grandes dificuldades nas ultrapassagens.

Após o primeiro controlo, eu e o JC conseguimos finalmente reagrupar e estabilizar. Numa parte de estradão, começamos a olhar para trás, à procura do RV, para ver se ele se juntava a nós, mas nem sinal dele. Lá seguimos os dois, ultrapassando aqui e ali outros participantes que tentavam seguir connosco mas que fomos deixando para trás, aproveitando para isso as subidas que iam surgindo. Somos informados que seguimos em 4º e 5º lugar.

JC numa zona mais rolante

Ainda nos enganámos no percurso, juntamente com os quatro parceiros que seguiam connosco. Após um portão onde estava uma escuteira sentadinha, devíamos ter virado à direita, mas seguimos em frente, a descer, até depararmos com uma barragem. Vimos logo que devia haver engano e lá tivemos de subir até ao caminho correcto. Diga-se que, nem a descer nem a subir, vi qualquer marcação e que a escuteira podia ter avisado que era para virar à direita.

Durante esta parte intermédia da prova as despesas ficaram mais a meu cargo. O JC, ainda a ressentir-se um pouco das dores nas costelas originadas pela queda dada na terça-feira anterior, estava mais contido do que o costume, isto apesar de seguirmos em bom andamento.

JC tenta voltar a ligar o motor após a travessia de mais uma ribeira

Assim seguimos, sozinhos, durante boa parte do percurso. Com o aproximar dos quilómetros finais, começamos a avistar outros participantes ao longe. Foi como agitar uma cenoura à frente dum burro. O JC entrou no “modo de esticão” e lá se foi o final calmo e controlado que eu tinha esperança de ainda vir a fazer. O vento soprava de frente, o Jorge puxava para a frente e eu ia ficando para trás. Ainda por cima, só um desses participantes é que era dos 70 km e ia a passo de caracol. Os outros eram dos 40 km e iam quase parados (uns iam mesmo a pé).

Estranhamente, chegamos à meta com o conta-quilómetros a indicar 74 km, a distância anunciada pela organização. O acumulado de subidas andaria por volta dos 1000 m.

A nossa classificação foi a seguinte:

- 3º JC – 3:22:25 (a 30’’ do 2º e 15’ do 1º);

- 4º PM – 3:22:51;

- 9º RV – 3:34:26.

Terminaram os 70 km 24 participantes e 74 os 40 km.

Os banhos foram nos balneários do campo da bola, numas instalações algo acanhadas, mas suficientes. Havia água quente, mas o calor pedia mais água fria.

Seguiu-se o almoço/convívio muito bem servido e à descrição. Constava de várias entradas, sopa, porco no espeto, batata frita, arroz de feijão, salada, salada de frutas, doces e café.

Repasto final

A organização está de parabéns neste seu primeiro evento BTT. Bom percurso, boa marcação, apoio ao percurso e abastecimentos suficientes, secretariado e classificações rápidos, excelente almoço. E muito importante, número de inscritos adequado aos recursos disponíveis.

Quanto aos restantes pedras, perderam uma boa oportunidade de participar num evento agradável, sem confusões, desfrutando de um bom percurso e de um bom almoço/convívio. Em último caso, até podiam ter ido para o passeio guiado de 20 km.

 

PM

tags:

publicado por pedramarela às 23:40
link do post | comentar | favorito
|

.pedrAmarela BTT


. sobre nós

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Novas Camisolas num dia d...

. 25 de Abril à Chuva

. 10.000 km em Single-Speed...

. SSintra, 26-02-2012

. Sintra - 17-02-2012

. Arrábida - 10-02-2012

. Moinhos da Raimonda - 05-...

. Arruda/Montejunto - 26-01...

. Malveira/Arruda/Sobral - ...

. Malveira/Santa Cruz - 13-...

.arquivos

. Maio 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds