Domingo, 12 de Setembro de 2010

Bucelas não tem só bom vinho...

...tem também bons trilhos!

Eu já sabia, porque tinha cá estado na semana passada, que na zona de Tojal, vale de Loures, Bucelas, há excelentes condições para a prática do BTT. E, por isso, tinha sugerido que se voltasse a fazer o magnífico track gravado pelo Nuno, para que o resto do pessoal ficasse a conhecer esta zona.

E assim foi, às oito qualquer coisa lá arrancámos do quintal (literalmente) do Nuno, nosso guia extraordinaire.

De S.Julião do Tojal saímos em alcatrão, atravessamos por cima da CREL e começamos a subir... e a subir... e a subir... passando por um bosque de tipo mediterrânico bem bonito.

Para além do guia Nuno e da minha pessoa, participaram os dois Miguéis (A & R) o Pedro Mateus e o regressado Jepas, que apesar dos afazeres continua em boa forma...

Depois de uns bons km predominantemente a subir, chegamos ao primeiro single track maravilha, que começa junto ao moinho que se vê na foto acima e segue a meia encosta, com uma vista espectacular. Não é difícil mas exige atenção constante...

Como é hábito, o PM trouxe a sua bicicleta sem mudanças e sem suspensão, o que é "obra" num percurso destes...
Eu, para além de ter deixado a minha single speed em casa, como já ultrapassei há muito o valor limite da placa de cima, tenho que começar a fiar-me no padroeiro da "rapaziada" da minha geração...

Depois de uma paragem em S.Tiago dos Velhos, para trincar umas barritas (os mais novos também...) lá arrancámos de novo para iniciarmos a subida ao ponto mais alto do Concelho de Loures, o marco geodésico do Monte Serves.

As vistas são exelentes, em todas as direcções, quer sobre o Tejo, quer sobre o interior do Concelho de Loures. Descemos do marco para uma zona de ravina também espectacular. Quem segue na CREL no sentido sul-norte tem esta ravina do seu lado direito na zona de Bucelas frente ao local onde ficam as instalações da REN. Ora aqui mesmo começa mais um dos trilhos maravilha deste passeio : uma descida fantástica em single track apertado e inclinado! até Bucelas. Um verdadeiro petisco para betetistas ávidos de adrenalina. Espetáculo! Repare-se na expressão do Jepas numa das fotos (eheheh)

Chegados a Bucelas (linda terra), voltamos a subir novamente para S.Tiago dos Velhos. Porquê ? Porque aí iremos apanhar o terceiro trilho maravilha desta volta, que segue ao longo duma ribeira (actualmente sêca) que serpenteia numa zona de quintas e vinhas lindíssimas - Boição.

Chegamos depois ao alcatrão e voltamos a passar no centro de Bucelas para seguirmos sempre por estrada até ao quintal do Nuno, em S.Julião do Tojal, onde terminamos mais uma manhã dominical com 50 km de BTT do melhor ! Obrigado amigo Nuno. Voltaremos em breve.