Domingo, 6 de Fevereiro de 2011

À Conquista do Oeste III - Malveira - 19/Jan.

O objectivo para esta terceira volta seria chegar à Malveira e contornar a Tapada de Mafra.

Até à Serração de Vale de Lobos seguimos o mesmo percurso das voltas anteriores. A partir daí decidimos evitar Pêro Pinheiro e Cheleiros, procurando estradas com menos trânsito. Seguimos então por Vale de Lobos, Almornos, Aruil, Almargem do Bispo, Alfouvar, Anços, Mafra Gare e Alcainça. Esta opção revelou-se acertada, pois realmente tem pouco trânsito e, especialmente entre Anços a Alcainça, a paisagem é muito interessante.

Em Alcainça apanhámos a EN8 que nos levou até à Malveira e a Vila Franca do Rosário. Como é óbvio, as estradas nacionais são sempre mais chatas por terem mais carros a circular, mas esta era a opção mais directa e rápida para o nosso objectivo.

Saindo da Nacional 8, entramos naquele que é a meu ver uma das estradas mais interessantes para pedalar nesta zona e que, passando pelo Gradil e pela Murgeira, segue junto ao muro da Tapada de Mafra, num percurso sinuoso, praticamente sem trânsito, com umas boas subidas (e descidas também) e lindíssimo.

Em Mafra hesitamos se devemos seguir para a Ericeira ou para a Sra. do Ó. Começamos a seguir a primeira opção mas, no Sobreiro, o Jorge lembra-se de tentar atalhar em direcção à segunda. Saímos então de estrada e começamos a descer um estradão inclinadíssimo e em mau estado (regos) que nos foi enfiar bem no fundo de um dos lindíssimos e típicos vales desta zona. O problema foi sair de lá. A subida era longa, inclinada e com péssimo piso, obrigando-nos a empurrar as bikes durante um bom bocado. Mas valeu a pena pelo excelente momento de BTT que nos proporcionou.

Passada a Sra. do Ó, a Carvoeira, a bela rampa de S. Julião e a Assafora, resolvemos inventar mais um bocadinho e meter mais para a direcção do mar, passando por Cortezia e Catribana. Ainda olhámos para a calçada romana desta ultima localidade, que se via ao longe, mas percebemos que estava cheia de água e impraticável. Com a calçada fora de questão e como a Catribana só tem uma estada de acesso, não nos restou outra opção que não fosse voltar para trás, até Assafora.

Desta vez optámos por entrar em Sintra pela Várzea, seguindo até ao Lourel e passando por A-do-Longo, Arneiro dos Marinheiros, Aldeia Galega, Morelinho e Cabriz. Depois foi subir bem até Ranholas, passando pelo centro de Sintra. Diga-se que, a partir de Cabriz, achámos este percurso um bocado stressante, já que a estrada é estreita e tem algum trânsito.

A parte final da volta foi quase idêntica à anterior (Abrunheira, Albarraque, Paiões, Vale Mourão, Estrada de Paço-de-Arcos, Marco Geodésico do Cotão e S. Marcos), mas desta vez conseguimos evitar entrar no IC19. Uma referência muito especial para um troço interessantíssimo em Paiões, que segue por entre os muros de várias quintas.

Dados GPS:

* Distância 106 Km;

* V. Máx. 70,3 Km/h;

* Tempo Desloc. 5h022';

* Tempo Parado 3':41"';

* Média Desloc. 19,8 Km/h;

* Média Geral 19,6 Km/h;

* Desnível Acomulado 1912m;

* Elevação Máxima 326m (Almargem do Bispo).

Nota da redacção: Como sabemos que algum pessoal revela dificuldades com as letras e com a leitura, sendo mais dado à banda desenhada, estamos desde já a envidar esforços no sentido dos próximos capítulos desta saga serem já profusamente ilustrados por fotografias. Esperamos que dessa forma os possam seguir mais facilmente.

PM

publicado por pedramarela às 21:23

.pedrAmarela BTT

. sobre nós

. seguir perfil

. 1 seguidor

.Maio 2012

.Subscrever por e-mail

. Novas Camisolas num dia d...

. 25 de Abril à Chuva

. 10.000 km em Single-Speed...

. SSintra, 26-02-2012

. Sintra - 17-02-2012

. Arrábida - 10-02-2012

. Moinhos da Raimonda - 05-...

. Arruda/Montejunto - 26-01...

. Malveira/Arruda/Sobral - ...

. Malveira/Santa Cruz - 13-...