Sábado, 12 de Fevereiro de 2011

À Conquista do Oeste IV - Socorro - 26/Jan.

Já na volta anterior, o Jorge, pouco antes do Gradil, com o avistar da Serra do Socorro ao longe, tinha começado com umas conversas suspeitas, do tipo “aquilo é já ali e se déssemos lá um saltinho”. Lá o fui dissuadindo, argumentando que já tínhamos muitos quilómetros nas pernas e que o Socorro não fugia dali. Mas ficou mais ou menos combinado que, mais tarde ou mais cedo, lá iríamos.

E foi logo na semana seguinte que resolvemos mesmo lá voltar. Digo voltar, porque já lá tinha estado duas vezes. A primeira, na minha primeira volta ao concelho de Mafra, em 2004, na qual esta bela serra estava logo incluída na primeira etapa. A segunda, na Maratona de Sobral do Monte Agraço de 2006, na qual o JC também participou.

Desta vez, levámos connosco o ND, dos poucos que ainda alinha às vezes nestes esticõezinhos e que não podemos chamar de incauto, pois já sabe o que é que a casa gasta. O Nuno também já tinha subido ao Socorro algumas vezes.

Até Almargem do Bispo seguimos o caminho da volta anterior. A única diferença foi uma corrente partida na bike do JC, na passagem pela Serração de Vale de Lobos. Nada que não se resolvesse rapidamente.

Reparação da corrente partida na bike do JC.

Os GPS são muito bonitos, mas não há nada como a boa e velha cábula.

Zona de Almargem do Bispo.

Em Almargem, visto não haver lama, saímos de estrada, passando pelo monte Rebolo. Isto permitiu encurtar ligeiramente a volta que se previa longa.

Para chegar à Malveira seguimos desta vez um percurso diferente, passando por Santo Estevão das Galés e pela Avessada. Boa estrada, com pouco trânsito, belas paisagens e a passar perto do monte Funchal.

Pouco antes do Gradil, deixamos a EN8 e começamos a dirigir-nos para o grande objectivo do dia que já se ia avistando ao longe. Vamos subindo gradualmente, com passagem pela Tourinha, até São Sebastião, de onde seria desferido o ataque final. Toda esta zona é lindíssima e bastante calma, estando estas povoações já bem isoladas no meio dos campos.

A seguir a Tourinha, com o Socorro já à vista.

A subida foi feita pela calçada do Socorro que, dado o dia se apresentar solarengo (mas frio), estava toda sequinha, não nos criando assim dificuldades suplementares (falta de tracção). Aliás, das vezes que subi o Socorro, achei esta a mais fácil. É certo que tem algumas rampas bem inclinadas, mas fez-se bem, não tendo de recorrer ao prato de 22.

Subindo a calçada do Socorro.

Nossa Sra. do Socorro.

Vista para Este.

Rampa final bem inclinada.

Concentração.

Último esforço.

Esta já cá canta.

Jorge C, Pedro M e Nuno D.

Grandes vistas se alcançam do alto desta serra. Não terá sido por acaso que a Serra do Socorro constituiu o ponto central das comunicações das Linhas de Torres, ligando os postos da 1ª e da 2ª linha.

Breve paragem para apreciar a vista, comer qualquer coisita, aliviar a bexiga e toca a descer, desta vez por estradão, até ao Casal das Barbas.

Até à Tourinha e à Nacional 8 (que tínhamos de atravessar para seguir para Mafra), ainda passámos por algumas pequenas e pacatas povoações, como Almeirinhos e Almeirinho Clemente.

Início da descida.

A ligação a Mafra foi feita novamente pela lindíssima estrada que passa pelo Gradil e pela Murgeira, contornando a Tapada.

Igreja do Gradil.

Um dos objectivos que tinha pensado para o retorno, era ligar ao Carvalhal (passamos lá na volta do Lizandro) e a Almorquim, para depois seguir ou pela Terrugem ou pela Cabrela. Para isso teríamos de passar primeiro pela Igreja Nova, o que podia ser feito por fora de estrada ou por estrada. Dado o adiantado da hora e dado o facto da ligação por terra poder dar para o torto, optámos por sair de Mafra a subir por estrada, até à Porta Vermelha (na Carapinheira).

Passada Igreja Nova, seguiu-se uma rapidíssima descida até ao Carvalhal. Foi tão rápida que deixámos passar o desvio para Almorquim, seguindo antes em direcção a Alvarinhos, o que, dado o Carvalhal ficar ao nível da Ribeira de Cheleiros, foi feito a subir bem.

Subindo do Carvalhal, em direcção a Alvarinhos.

Após Odrinhas, antes da Terrugem, o JC propõe sairmos daquela já muito movimentada estrada. E foi o que fizemos. O problema foi que, quando demos por nós, estávamos enfiados no vale da ribeira de Godigana. Felizmente não havia lama e pudemos desfrutar de mais um belo e inesperado momento BTT.

Ao sairmos do vale, apanhamos a estrada que vem da Cabrela, passando sobre a ribeira do mesmo nome e seguimos para Montelavar, subindo uma inclinadíssima rampa.

Subida (e que subida) do Vale da Cabrela para Montelavar.

A parte final da volta trouxe-nos por Pêro Pinheiro, Morelena, Palmeiros, Sabugo (bela rampa), Belas (outras belas rampas), Queluz, Matinha de Queluz e Queluz de Baixo.

Grande esticão. Mais um bocado e terminávamos à hora do lanche.

Dados GPS:

publicado por pedramarela às 23:44

.pedrAmarela BTT

.Maio 2012

. Novas Camisolas num dia d...

. 25 de Abril à Chuva

. 10.000 km em Single-Speed...

. SSintra, 26-02-2012

. Sintra - 17-02-2012

. Arrábida - 10-02-2012

. Moinhos da Raimonda - 05-...

. Arruda/Montejunto - 26-01...

. Malveira/Arruda/Sobral - ...

. Malveira/Santa Cruz - 13-...