Sábado, 12 de Dezembro de 2009

Volta Calma na Arrábida

No feriado de oito de Dezembro, resolvi trocar o “vira o disco e toca o mesmo” das terças em “MonSSanto”, por uma voltinha na margem sul, lá para as bandas da Serra da Arrábida. No entanto, apesar da mudança de local, não mudei de bike, continuando a apostar na SS.

Não deixa de ser curioso que, quase a concluir um ano como feliz possuidor da minha Surly 1x1, já tenha pedalado mais vezes com ela na Arrábida do que em Sintra.

O convite partiu do Rui Valente e o objectivo seria fazer uma volta calma e não muito dura, juntamente com algum pessoal menos experiente nestas andanças. Estavam anunciados 60 km, dos quais cerca de 10 seriam feitos em alcatrão, para fugir ao previsível barro causado pelas fortes chuvadas dos últimos dias. O acumulado de subidas não andaria longe dos 1000 m.

Encontrei-me com o RV, junto da sua casa na Quinta do Anjo, donde partimos ao encontro do Rui Saleiro e de outros três amigos. Rumámos então, através da Serra de S. Francisco, até ao Moinho do Cuco, onde iríamos apanhar o Vlad mais três parceiros.

Cada maluco tem a sua mania: uns pedalam, outros fazem macumbas.

Já com o grupo completo, fizemos a descida do fim do mundo, passámos no parque de campismo de Picheleiros, nos Casais da Serra e fomos dar umas voltas na zona do Risco (mas sem subir a pedreira).

O ambiente era descontraído e o andamento calmo. Faziam-se algumas paragens para o pessoal comer uma barrita e recuperar o fôlego. Alguns aproveitavam para ir aos medronhos. Os pisos, tirando uma ou outra poça maior, não apresentavam muita lama, sendo a progressão no terreno fácil.

A partir daqui estava previsto seguirmos por estrada até ao Outão, passando pelo Portinho e pela Figueirinha. E foi o que fizemos. Apesar do alcatrão, vale sempre a pena fazer este caminho, pelas magníficas vistas que proporciona.

Passado o vale da Rasca, subimos um single com uma inclinação já assinalável e que tinha algum barro que nos dificultou um pouco a vida (especialmente a mim, que me vi grego para subir aquilo em força). Seguiu-se um dos pontos altos da volta, a descida do chamado trilho maravilha. Este fez jus ao nome, já que é um single técnico, por meio de densa vegetação, muito divertido de fazer. Algum barro escorregadio ainda veio animar mais a coisa e a obrigar a algumas saídas pouco airosas em direcção ao mato.

Aqui o grupo já estava mais reduzido, pois alguns dos pedalantes foram atalhando para casa. Uns por falta de tempo, outros por falta de fôlego. Os resistentes subiram ainda ao Cabeço do Zimbral, passaram no estradão das oliveiras e fizeram a última dificuldade do dia, uma subida que nos levou até Cabanas. Daí foi só descer o estradão do Vale de Alhos, que nos levou ao ponto de partida.

Foi uma manhã de terça diferente e bastante agradável. O RV, que quando vamos à Arrábida, faz questão de escolher as subidas mais escabrosas lá da zona, desta vez brindou-nos com um percurso mais “soft”, a permitir uma volta mais descontraída. De vez em quando também sabe bem algo mais calmo. Não convém é habituarmo-nos.