Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010

Sexta em Sintra

Hoje de manhã foi dia de voltinha em Sintra. FG e MR. Airborne Lancaster e Ibis Mojo. Começamos cerca das 9:30 na Lagoa Azul, que está a rebentar pelas costuras, cheíssima de água e lindíssima com o seu perímetro enfeitado com o amarelo florido das acácias (são uma praga, mas nesta altura do ano são bonitas...). Passámos depois pela Barragem da Ribeira da Mula, que também está com um volume de água como há uns anos não víamos.Tem realmente chovido bastante nos últimos tempos...

Passada a Barragem, subimos em direcção ao cruzamento dos Capuchos, pelo caminho da margem esquerda da ribeira (lado direito para quem sobe) que está num estado lastimável, como aliás muitos outros trilhos da serra, devido às árvores caídas e à erosão provocada pelos rodados dos veículos que vêm buscar a muita madeira recentemente cortada. Muito mau, mesmo.... O famoso Trilho das Pontes já não existe, toda a vegetação do vale que acompanha a Ribeira da Mula foi cortada. Lá se foi um dos ex-libris do btt sintrense.

Chegados aos Capuchos resolvemos descer até Monserrate, para ver o estado em que se encontram os lagos. Já quase no final da descida encontrámos o resultado do que deve ser alguma paranóia de um proprietário que bloqueou o caminho com uns valentes pedregulhos. Se algum dia precisar que os bombeiros ali passem, queremos ver o que vai acontecer !!!

Grande surpresa na chegada aos lagos, pois o que fica mais em baixo está completamente vazio, provavelmente a ser alvo de reparações. Lá se foi a ideia de fotografar a espectacular queda de água que lá costuma formar-se. De qualquer modo, a zona é bonita e vale sempre a pena ir até lá abaixo.

Quem muito desce, muito terá que subir. E asssim foi, lá penámos por ali acima até novamente à zona da Tapada do Saldanha, passando por umas conhecidas ruínas, onde se encontram evidências da passagem de alguma fauna esquisita que infelizmente continua a poluir a serra ( são as raves, pois...)

A seguir a esta zona, e devido às habituais distracções provocadas pela conversa, entrámos  por engano num trilho onde há muito tempo não pedalamos e andámos um bocado "aos papéis" devido ao grande número de árvores caídas a impedirem a passagem nos trilhos. Depois de algum trabalho de desbaste de mata e ramos, lá nos conseguimos aproximar do nosso objectivo seguinte : a subida do Monge, clássica de todas as voltas da pedrAmarela em Sintra.

Daí para a frente foi só curtir os single tracks magníficos que existem na zona da Peninha, aproveitando para fazer umas fotos:

E assim se fizeram cerca de 30km de excelente BTT, sem a confusão dos fins de semana e com a fruição da beleza silenciosa dos trilhos. Na parte final ainda apanhámos um pouco de chuva. O regresso foi feito pela perigosa e escorregadia descida na zona da Pedra Branca.

Domingo, lá estaremos na Maratona contra o Cancro, em Salvaterra de Magos.

Boas pedaladas (dessas e das outras)!

FG

. 1 seguidor

.Maio 2012

.Subscrever por e-mail

. Novas Camisolas num dia d...

. 25 de Abril à Chuva

. 10.000 km em Single-Speed...

. SSintra, 26-02-2012

. Sintra - 17-02-2012

. Arrábida - 10-02-2012

. Moinhos da Raimonda - 05-...

. Arruda/Montejunto - 26-01...

. Malveira/Arruda/Sobral - ...

. Malveira/Santa Cruz - 13-...